Fehlberg Engenharia Ltda
Principal
Atuação
Coligada
Links
E-Mail

© 2008
Consultoria
Construção residencial
Construção industrial
Recuperação de estruturas
Lagos
Colina
Monte Alto
Pirangi
Sporting
Sagres
Maputo
Silos
Coordenação de Projetos


Houve um tempo na engenharia que um so profissional fazia os projetos de estrutura, e de todas as instalações.
A tendencia mundial da especialização motivada pelo grande aumento do conhecimento em cada área, determinou que os profissionais se especializassem em disciplinas específicas.
Considerando que a execução de um prédio utiliza vários projetos elaborados separadamente por profissionais diferentes, é necessário que haja uma coordenação de todos os projetos visando determinar entre eles os pontos de conflito, que denominamos interferencias.
A coordenação dos projetos impede que hajam desperdícios do tipo "faz / desmancha" por ocasião da execução.

Gerenciamento.

Por que parece que os empreendimentos , de maneira geral, sofrem de um mal cronico, em termos de prazo de implantação e custo do investimento?
Porque é tao comum ver-se um emprendimento sofrer uma verdadeira "via crucis" através das agencias e órgãos incumbidos de examina-los sendo finalmente terminado em época que a própria conjuntura que o favorecia foi totalmente mudada?
Porque é tao comum ver-se insucessos em termos de tecnologia ?
Porque é tão comum ver-se a completa dissociação entre as soluções técnicas e as condições economicas e financeiras ?
Cada empreendimento constitui gerencialmente um desafio novo pois não há receita para esquemas gerenciais de empreendimento.
A importancia de gerenciar um empreendimento começa pela resposta a estas perguntas.
Gerenciar um empreendimento significa alocar e dirigir efetivamente recursos humanos, financeiros e técnicos, para realiza-lo dentro dos objetivos de prazo, custo e qualidade estabelecidos.
A atividade de gerenciamento está presente em todos os empreendimentos de engenharia, qualquer que seja seu porte e sua finalidade.
Nos empreendimentos de pequeno porte e de simples execução, o gerenciamento pode não aparecer explicitamente mas será invariávelmente desempenhado por alguma das partes intervenientes.
Nos empreendimentos de grande porte ou de relativa complexidade que envolvem tecnologias diversificadas, é natural que o gerenciamento sobressaia como atividade distinta das demais, requerendo grande atenção por parte dos empreendedores.
A delegação de responsabilidade de gerenciamento não implica na perda de controle por parte do empreendedor pois estamos implicitamente admitindo competencia e discernimento tanto por parte do empreendedor quanto por parte do contratado.
O estabelecimento de uma sistematica correta e eficaz de informação e atuação de ambas as partes conduz a integração necessaria ao sucesso do empreendimento.
Durante seu ciclo de vida, um empreendimento está sujeito a uma série de interferencias. É com elas que o gerenciamento tem que conviver.
Ao construir uma obra deve-se esperar reações de grupos ecologicos ou mesmo problemas com os vizinhos que serão incomodados com a construção.
Um gerenciamento antecipa esses e outros obstáculos que normalmente surgem no decorrer da obra, sem atrasar seu andamento.
Além das eventuais divergencias com órgaos normativos, associações de bairros, fontes de financiamento, sempre vigilantes, há os costumeiros conflitos originados por interfaces de natureza política. As negociações precisam ser ágeis e rápidas sob o risco de se inviabilizar um empreendimento.
Para gerenciar um empreendimento qualquer, são necessários seis módulos de atuação denominados de coordenação ou sub gerencias. São eles:
-subgerencia de projetos (coordenação, consultoria especializada, verificação, aprovações),
-subgerencia de obras,
-subgerencia de suprimentos (compras técnicas, diligenciamento, inspeção transporte),
-subgerencia de atividades institucionais (Impactos, financiamento, desapropriações),
-subgerencia de administração,
-subgerencia de planejamento.
Cada módulo tem responsabilidades definidas dentro de seus campos de atuação sobre o sucesso ou insuceso do empreendimento.
O módulo responsável pelos projetos, por exemplo, além de zelar pelos custos deve cuidar para que a qualidade e os prazos atendam às necessidades dos demais.
O mesmo raciocínio pode ser estendido aos outros módulos.
Os da adminstração e planejamento devem ser entendidos como áreas suporte. O primeiro como prestador de todo o apoio burocrático e o segundo como assessor da gerencia nas definições dos itens que, quando como e quanto, bem como nas definições dos sistemas de controle necessários.
A metodologia utilizada por todas as áreas é especifica, por isto deve sempre se adequar ao empreendimetn em questão bem como as necessidades da empresa proprietária.